domingo, 23 de março de 2014

Magnetismo Animal

Magnetismo Animal
Nubor Orlando Facure

De Viena à Paris o Dr. Mesmer fazia curas extraordinárias com o método de magnetização e produção da “crise” sonambúlica. Para seus colegas médicos tudo não passava de fruto da imaginação. Mesmer curou uma paciente convulsiva, uma jovem musicista que era cega desde os 7 anos de idade e toda espécie de neuróticas que frequentavam a Coorte de Maria Antonieta.
O Reitor da Faculdade de Medicina da Áustria foi convidado a testemunhar os efeitos do magnetismo. Foi colocado de pé na soleira da porta de onde podia ver duas salas. Numa delas estava Mesmer e, na outra, um paciente de pé no meio da sala. Mesmer apontando para o paciente balançou o braço para um lado e o outro - o paciente, que não o via, executou um movimento semelhante, balançando seu corpo para um lado e outro. Quando Mesmer girou o braço o paciente reproduziu o mesmo giro com o corpo.
O Reitor foi levado ao quarto de uma convulsiva e assim que Mesmer a tocou com a mão ela teve uma crise de contrações intensas. O Reitor também tocou a paciente e nada conseguiu. Mesmer magnetizava, também, os objetos e diante de 6 cálices trazidos da cozinha pediu para o Reitor fazer a escolha – qual taça deveria ser magnetizada. Quando o Reitor tocou a paciente com o copo magnetizado ela convulsionou. Para surpresa definitiva Mesmer magnetiza a própria mão do ilustre Reitor e assim sendo magnetizada, a mão do Reitor produzia na paciente as crises de convulsão.
Lição de casa:
É bom saber  que tudo que tocamos, principalmente nossos objetos de uso pessoal, fica impregnado do nosso magnetismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário