sábado, 22 de março de 2014

Escrita Automática

Escrita Automática
Nubor Orlando Facure

Numa tarde, quando já se conseguia sentir o inverno chegando em Paris, na velha cassa da família Delboeuf, as duas meninas Léonie e Lucie estão fazendo anotações em seus cadernos. Subitamente Léonie se ergue, vai até a estante e pega um dos seus livros. Poderia parecer um gesto normal e comum mas, a jovem logo a seguir toma do seu lápis e escreve o que parece ser uma mensagem: levantar, pegar seu livro e anotar no caderno que virá ao Hospital na terça feira.
Ha 4 meses as duas jovens comparecem semanalmente ao consultório do Professor Janet que faz experimentações com o sonambulismo e a escrita automática. Isso que acaba de ocorrer na sua casa foi provocado no experimento da manhã quando o Professor Janet implantou uma sugestão pós-sonambúlica para que Léonie cumprisse certas tarefas quando estivesse estudando.
Nos dias subsequentes as duas meninas, submetidas ao sono hipnótico, escrevem uma página atrás da outra sobre temas diversos. Não ha nada de surpreendente nestes textos, são relatos de recordações que as duas trazem à mente como lembranças antigas.
Com o treinamento o automatismo da escrita já passa ocorrer sem a necessidade do transe sonambúlico. Interessante é que o Professor Janet descobriu que pode fazer sugestões mentais para as duas e uma ou outra palavra é captada mentalmente e elas podem reproduzir esses fragmentos do pensamento do célebre professor.
Nas suas conclusões nosso Professor de neurologia queria provar que a escrita automática era em tudo igual a escrita psicografada pelos médiuns, desacreditando a mediunidade que vários de seus colegas vinham estudando nessa mesma época.
Lição de casa:
A escrita automática é um fenômeno fisiológico comum e que não deve ser confundido com manifestações de entidades espirituais


Nenhum comentário:

Postar um comentário