segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Filosofia Caipira

                  Filosofia Caipira
            Nubor Orlando Facure


Complicado esse mundo, tudo fora do lugar, parece mal acabado
É trabalhar sem parar, conserta aqui, distorce ali, desentorta acolá
Ajuda filho, protege mulher
Acode gente descontente que tem em tudo quanto é lugar
É aí que que descobri que o Mundo já nasce pronto, o descontente ou o complicado tá mesmo é dentro da gente"




Minha memória foi guardada num rascunho
e agora mal consigo ler o que está escrito nela.
Acabo reinventando minha vida
a cada vez que me lembro do que vivi"

Tem gente igual formiga, muito mais ordem que progresso e tem mais serventia debaixo da terra


Não reclame do vento menina, ele espalha tudo para mandar mais longe o seu recado




Minhas memórias

Não estou perdendo as memórias, elas envelheceram como aquela camisa que uso nos sábados sem compromisso.
Meio desbotada, faltando um ou outro botão, o colarinho rustido, um ombro parece mais alto que o outro.
Entretanto, ela me aquece mais e parece arejar-me no calor.
Circulo com ela de casa para o Shopping com a mesma “sem cerimônia”
Só me incomodo quando minha esposa diz: você ainda não jogou fora essa camisa?
A camisa eu quero jogar, mas com as lembranças que ela me traz não posso fazer
Todo mundo tem uma camisa que carrega suas memórias junto dela

Ora direis, ouvir palavras?
Nosso cérebro armazena 100.000 palavras em sua memória
Numa reunião festiva conversamos com os amigos produzindo 15 sons por segundo e percebemos vários deles falando ao mesmo tempo, nossos ouvidos detectam nesses momentos 900 sons por minuto. De repente, nesse burburinho de gente falando milhares de palavras irrelevantes, percebemos que alguém diz meu nome, sou capaz de interromper minha conversa e perguntar o que desejam de mim
Sobram-me, ainda, a capacidade para perceber que ha uma música no salão, identifico a cantora,  reconheço que é Joana, cantando “quando senti teu amor, parece que a Lua chorou ...... Nesse mar de palavras que se agitam aqui ou acolá ainda consigo perceber minha voz interior: Quanta saudade do meu tempo de criança, das festas de antigamente


O Gato da Alice está certo
Alice no País das Maravilhas pergunta:
Que caminho devo seguir ?
O Gato responde: para onde você quer ir ?
Não sei, responde Alice
Ensina o Gato:
Quem não sabe onde quer ir, não importa para onde vai

Perguntei ao Sábio:
Onde encontro a Alma no Cérebro?
Ele disse:
No coração dos que amam, dos que sofrem a dor das ausências, dos que riem a toa com a espera de um encontro e dos que dividem sua alegria com você

Consciência, é Deus em nós

Consciência é uma experiência psíquica, um processo mental, um fenômeno psicológico, uma propriedade do cérebro que nos permite reagir ao mundo e perceber a si mesmo como um ser independente, ela se expressa em níveis de maior ou menor profundidade e se expande com maior ou menor amplitude possuindo em seu conteúdo a pequenez de uma célula e a grandeza de um anjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário