sábado, 8 de junho de 2013

Hospital São Vicente - quinta entrevista


Hospital São Vicente – quinta entrevista
Nubor Orlando Facure

As três poltronas estão próximas acomodando confortavelmente a Dra. Carmem Biase, o Dr. Joel Munhoz, especialista em Hipnose e Maria Margot que será induzida por ele a um transe sonambúlico.
Calmamente o Dr. Joel a faz ir resgatando memórias da infância. Passa a limpo episódios que possam representar para a criança um momento de terror, aflição, perdas significativas, agressão, assédio, abandono, rejeição, ciúme doentio, sensação de perseguição.
Margot é muito receptiva às sugestões do Dr. Joel e não teme se abrir colaborando nas descrições de cenas que lhe ficaram na lembrança – ela mesmo se surpreende com a riqueza de detalhes que consegue contar como se narrasse um filme – nada em particular se destacou em seus relatos.
Seria desnecessário algum comentário nosso porque logo a seguir Margot parece cair em sono profundo, muda suas feições, tem-se a impressão de estar possuída e surpreendentemente começa a narrar com uma voz rouca e murmurante – está em Paris no meio do tumulto de uma revolução, as perseguições são violentas, poucas famílias foram poupadas – o reinado está para se desfazer. Um filme parece rolar de traz para frente – ela primeiro se vê num casebre imundo, toda suja, é agredida por desconhecidos que a chamam de traidora, tudo é sombrio e não ha como saber onde está. Aos poucos vai se lembrando de uma lista de nomes de antigos amigos da corte que ela forneceu aos revoltosos. Foi com essa delação que ela conseguiu seu salvo-conduto para fugir de Paris.
Horas antes com os preparativos para aprontar a carruagem que vai lhe transportar para Vènissieux nas proximidades de Lyon, uma senhora aflita lhe bate à porta. Esta com uma menina de 12 anos que a mãe  implora para ser levada  com ela para fora de Paris. Ali em Lyon uma tia vai recebe-la para cuidar da sua educação num colégio de freiras. Essa menina é Carmem, sua filha única
A sessão termina aí – Dra. Carmem a psiquiatra de Margot é a mesma menina Carmem, salva da revolução por Margot e os tormentos da paciente estão ligados às vítimas que ela indicou para os revoltosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário