quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O sacerdócio da Medicina


O sacerdócio da Medicina
Nubor Orlando Facure

Campinas, HC da UNICAMP

Fui professor na UNICAMP 30 anos – praticamente desde seus primeiros anos na Velha Santa Casa (1966 – 1996). Costumo dizer que vivi a fase romântica da UNICAMP e da Medicina. Não é saudosismo, é agradecimento a Deus pela oportunidade abençoada de assumir o compromisso de aliviar o sofrimento de tanta gente.
Ha alguns anos atrás encaminhei ao Pronto Socorro do Hospital das Clínicas um paciente com um tumor cerebral recomendando internação urgente. Diz a família que o chefe do Plantão falou que Dr. Nubor não manda mais aqui e que não iria internar.
Essa semana tentei de novo - encaminhei um outro paciente que ha 20 dias vinha paralisando e adormecendo rapidamente as mãos e os pés. À qualquer momento poderia comprometer a respiração. A resposta no Hospital das Clínicas: Dr. Nubor sabe que para internar é preciso encaminhamento do posto de origem e agendamento de vaga na Central de Vaga.
O HC se tornou um “hospital dos escolhidos” ou encaminhados

Salvador – Hospital da Irmã Dulce

O Dr. André Luiz Peixinho está de plantão no Hospital da Irmã Dulce. Chega um Ambulância de cidade perto e o paciente precisa de internação. Dr. André Peixinho nem deixa o paciente descer. Vai até a Irmã Dulce e relata que o hospital está lotado não tendo como internar o paciente. Queria permissão para manda-lo de volta para sua cidade de origem.
A caridosa irmão Dulce disse que “seu hospital nunca estaria lotado enquanto houvesse lugar debaixo de cada cama das enfermarias”. Mandou Dr. Peixinho providenciar um colchão no depósito e que escolhesse o leito que iria por embaixo o novo paciente

O problema da Saúde no Brasil é gravíssimo, estamos agonizando. O que aqui escrevo é um grito de desespero, “acudam” nossos pobres doentes sem burocracia – não precisamos de mais dinheiro ou mais leitos, o que nos faz falta é de mais Irmãs Dulce  

Um comentário:

  1. Prof. Nubor, sou portador de Esclerose Múltipla, e fui atendido pelo Sr em 1966, quando o sr. trabalhava com o dr Gama.Foi o sr. quem descobriu que eu era portador. Quando eu consultei-o já fazia 4 anos que eu estava com sintomasNão tenho idéia de como descobri o seu "blog". Estou atualmente com 77 anos, e estou muito bem!

    Meu e-mai é jfc@osite.com.br
    Um abraço

    ResponderExcluir