domingo, 2 de dezembro de 2012

As Imagens do Mundo


As imagens do Mundo

Nubor Orlando Facure

Temos vários olhares
A imagem real:
Olho um carro na rua, me vem à mente a ver sua placa, constato que o carro é de Salvador. Olho a bandeira do Brasil, me pergunto com qual a cor está escrito a expressão “ordem e progresso”, me detenho nesse olhar e constato que as letras estão em verde.

A imagem das lembrança
Elas me provocam emoções, me renovam sentimentos. É uma pena que o tempo as vai corroendo aos poucos e nunca me permitem conferir seus detalhes. Lembro-me da viagem até Gramado, lembro-me do carro que fui dirigindo, mas, não tem como olhar sua placa de novo. Lembro-me da festa junina no Notre Dame, no pátio todo embandeirado, mas, não posso mais fazer um novo olhar nas cores das bandeirinhas

A imagem criativa das minhas “imaginações”
Como seria bom estar com meu neto em Paris, passar ali o Natal. Luzes coloridas, gente e a alegria das músicas francesas. Mas essa imagem me foge, não posso retê-la por muito tempo. Paris descolore, muda de lugar, agora estou de novo nas luzes e no ruído do Natal do ano passado. É o mesmo neto mas, no lugar comum de passar festas com a família. Já me conformei, toda ilusão é mesmo passageira, embriaga e depois adormece-nos
As imagens intrusas da alucinação
Quem a tem, vê vultos, gente doutro mundo, objetos que se deformam, movimentos de coisas paradas, cores que rodopiam, um rosto que cresce, um olhar que persegue. São tão fortes que dominam, amedrontam e escravizam. Surpreendem no escuro ou no claro, vão embora sem que os mandem

As imagens dos meus sonhos
O sonho é a gente que faz. Trago para ele as cores, as pessoas, os lugares e meus desejos. As vezes são mágicos e outras vezes feiticeiros, me animam, me deprimem, me elevam ou me humilham. As vezes percebo que não fui eu quem escolheu o lugar e mesmo o tempo é as vezes muito lento, uma tormenta que não passa e as vezes muito rápido, um recado que não consegui terminar.
Foi num sonho que conheci o caos, tanta gente misturada, tanta coisa acontecendo, nada dava certo e tudo terminava bem. Mesmo assim, é muito bom sonhar

A imagem da loucura e da arte
O mundo afeta meus sentidos para que eu possa vê-lo. Como o artista é meio louco e o louco meio artista, eles invertem a equação, são eles que projetam seus sentido no Mundo. Conseguem diminuir nossa angústia de tanto ver o Mundo como ele realmente é  

A imagem mística dos videntes
Não é o médium quem vê o Espírito, o anjo ou o “demônio” , são eles que aparecem para nós. E os seres do outro Mundo só mostram o que querem que a gente veja. Por isso eu não digo que vi, me fizeram ver, por isso eu posso acreditar ou não nisso que eu não vi mas me mostraram

Nenhum comentário:

Postar um comentário