domingo, 12 de junho de 2011

Seu Bebê já sabe falar?
Nubor Orlando Facure


Toda mãe conversa com seu Bebê - e o contrário? O Bebê conversa com as mães?
É claro que sim
Eles foram os primeiros a adotar a "língua dos sinais" - a gente apenas precisa saber ler cada um deles
Há muitos anos, estávamos num simpósio sobre dor de cabeça com vários figurões da Neurologia da época. Um pediatra simplório, típico do interior, pediu-nos para falar sobre a dor de cabeça em bebezinho. Seria uma temeridade dar-lhe a palavra. O que será que ele pretendia nos dizer?
Primeiro ele nos informa que tem anos de experiência observando crianças em berçário. Pode então constatar que os bebês se comunicam com as vogais, a,é,i,o,u.
Conforme a vogal do choro o pediatra saberia onde eles queriam dizer que estava a sua dor - eu mesmo nunca soube dizer se isso é verdade ou não - para resumir, ele dizia que com dor de cabeça o choro do bebê tem som de i (i de inverno)
Na atualidade os cientistas testam os recém-nascido com uma chupeta conectada a um computador - a criança aumenta ou diminui a força e a rapidez da sucção conforme lhe seja mostrado coisas boas ou más - o rosto da mãe ou um rosto desconhecido; um rosto sorrindo ou outro triste; uma voz baixa e outra alta; o chamado da mãe ou de um estranho.
Entretanto, nada é mais comunicativo que as expressões faciais - mesmo com um sorriso torto eles apontam alegria para nós - também tem olhar de desaprovação, de desconfiança, de timidez e de rejeição.
Eles têm talento para discernir num simples olhar com quem eles podem contar e, principalmente, quem eles podem dominar.
Precocemente eles identificam quem é quem na sua família - embora os neurologistas afirmem que só depois dos 3 anos é que a criança sabe quem é ela - qual a sua identidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário