domingo, 26 de dezembro de 2010

Porque erramos tanto?

Nubor Orlando Facure

1 - Porque fazemos escolhas aleatoriamente - entre várias opções seguras de investimento, preferimos seguir nossa intuição. Na escolha da viagem de férias não é raro seguirmos a sugestão de um amigo. Podemos percorrer um longo percurso achando, por muito tempo, que pegamos a estrada certa.

2 - Porque nossa memória não é armazenada como um arquivo de dados. A cada lembrança reconstruímos a emoção da festa de casamento e essa emoção nos faz esquecer ou misturar datas, nome de parentes, música tocada na igreja, os presentes meus e os da noiva, as pessoas mais exaltadas no final da festa e o que foram embora mais cedo.

3 - Porque nosso cérebro dispõe apenas de um processador - nosso córtex pré-frontal - temos de fazer uma coisa de cada vez usando a consciência. Quando incluímos outra tarefa, uma ou excepcionalmente duas, uma delas é automatizada, portanto sem controle direto e eficaz. Por isso, o motorista que atende o celular deixa passar batido sinais de alerta no trânsito - aumentando significativamente nossos índices de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário