domingo, 5 de setembro de 2010

Emoção, desejo e Ilusão de controle

Nubor Orlando Facure


Emoção - Kit de 6 peças
A natureza dotou-nos a todos com o mesmo pacote - kit - para reagir emocionalmente. Parece roupa de tamanho único. Tanto faz, um susto na escuridão, uma batida de carro ou um tremor de terra as etiquetas emocionais são sempre as mesmas: batedeira, pernas bambas, suor frio nas mãos, boca seca, tontura e as vistas escurecem.
**********************************

Desejo - ferramenta multiuso
Os desejos dirigem nossas escolhas, justificam nossas falhas, determinam nossas crenças e move meus pensamentos.
É o desejo que me faz escolher meu destino nas férias, meu filme do fim de semana e o sabor da pizza que vou pedir ao garçom.
Sempre quis viajar de navio, só depois de 3 dias percebi que fiz a escolha errada. Um desejo que tinha desde criança que se desfez no balançar enjoativo do navio.
Nas minhas crenças o meu candidato iria ganhar a eleição. Eu o desejava assumindo o comando da cidade, era o profissional mais bem preparado para o cargo. Mesmo assim, ele perdeu. Com meu time é a mesma coisa, não perco a fé na vitória, mas, cada derrota prenuncia a outra.
Equipamentos eletrônicos, marcas novas de carro, uma camisa nova, relógio de boa marca, um restaurante com comida mineira - desejos que não me dão folga para pensar em outra coisa
**********************************

Ilusão de controle - painel sem opções
Elisa está com sete meses, é minha bisneta, esteve pela primeira vez participando de um aniversário no Instituto do Cérebro. No meio de muitos estranhos ela se assusta e chora amedrontada. Uma das avós tenta de tudo, a outra interfere e sugere virar de costas, a mãe entra no páreo e mesmo ela não sossega a criança. Um fala que é fome, outro que é sono e um palpite atrás do outro falha - esse é o melhor exemplo de ilusão de controle. Todos pensam que conseguem, mas, nada funciona.
Bom senso e controle da situação todo mundo pensa que tem o suficiente para qualquer dificuldade. É por isso que todos nós nos sentimos senhores de nossas emoções e mais ainda de nossos desejos - e quase sempre o sistema de controle falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário