quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Filosofia da Cognição
Nubor Orlando Facure



Uma coisa física só pode ser provada fisicamente. A mente, por si mesma, não tem como provar que uma coisa física qualquer exista.

**************

Ciência da Cognição
A Ciência dos últimos séculos vem descobrindo as Leis que regem os fenômenos naturais. Quando ferve a água, que metais reagem com o oxigênio, qual a velocidade da Luz, como se formam as nuvens, o que justifica o vai e vem das marés.
Atualmente a Ciência procura descobrir se existem Leis regendo os fenômenos cognitivos. Como a criança aprende a ler e escrever? Os conceitos matemáticos são inatos ou adquiridos? Como nasceu linguagem humana? O quanto a inteligência depende da genética? Usamos mais as nossas crenças ou a nossa racionalidade? Como ocorrem nossas idéias, nossos pensamentos, sonhos, devaneios, conjecturas e especulações?

**************

A Mente
A definição de Mente ainda é muito controversa
Para a maioria dos estudiosos a Mente é um epifenômeno do funcionamento do cérebro
Para uns, a Mente é um sistema especial de processamento de dados, informações e conhecimento.
Para outros, a Mente é um processador de raciocínios para propósitos gerais - por exemplo: como lidar com a adversidade do ambiente para garantir minha sobrevivência?
Ou seria, um conjunto modular de mecanismos psicológicos para propostas especiais. Como por exemplo: a visão de um sorvete me alegra, ouvir uma música me acalma, marcar um gol me da esperança de vitória, um sinal com a mão fez parar o trânsito.

******************

O Comportamento
Nosso comportamento resultaria da atividade dos neurônios? Ou os comportamentos decorrem de “estados mentais” que fazem a escolha das nossas atitudes.
Temos livre-arbítrio ou somos meros executores de comportamentos padrões fixados em sistemas complexos de grupos de neurônios - agimos como as abelhas que constroem instintivamente os favos? Ou as andorinhas que migram em vôos condicionados às estações climáticas? Ou o castor que constrói a represa com invejável precisão de engenharia?
Compreender porque nos comportamos dessa ou daquela maneira, na verdade, nos ajuda a suportar melhor o Próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário