domingo, 4 de julho de 2010

Linguagem e aprendizagem
Nubor Orlando Facure

A linguagem é uma comunicação e o aprendizado uma mudança de comportamento. Ao aprender a dirigir assumimos um comportamento que não estávamos habilitados anteriormente.
*********
Existe uma ligação íntima entre falar, escrever e aprender
Na fala precisamos expressar e compreender a palavra - na escrita mobilizamos mais áreas cerebrais - é preciso ver e reconhecer letras e palavras e depois ter competência motora para reproduzi-las corretamente no papel.
********
Nós temos uma região para falar - no lobo frontal e outra para compreender - no lobo temporal (ambas no hemisfério esquerdo)
*********
Esses dois domínios da linguagem são extremamente detalhistas.
Nós temos especificações caprichosas - temos agrupamento de neurônios competentes para falar e compreender, por exemplo, nomes de seres vivos (golfinho) e outros para falar sobre objetos inanimados (óculos).
*********
Temos neurônios específicos para nos referir a seres vivos, animais ou plantas por exemplo
Outros para expressar as partes do corpo, neurônios para você e para o corpo dos outros
*********
Falamos com substantivos, nomeando objetos, por exemplo, martelo. Usamos outros neurônios para os verbos, por exemplo martelar. E, outros ainda, para expressar sua função, pregar um prego na taboa.
********
Há neurônios que aprenderam a reconhecer e se referir a atributos biológicos, por exemplo, os que percebemos pela sensibilidade: a cor, a forma e o perfume de uma flor ou, a cor, a forma e o gosto de uma fruta.
*********
Temos neurônios para nomear cores, outros para nomes próprios - de países, de pessoas ou de prédios famosos
*********
Aprendemos, em áreas cerebrais distintas, os atributos funcionais de objetos manufaturados - como usar uma serra, um alicate ou um aspirador
Aprendemos a distinguir as funções de objetos pequenos como uma borracha, um abridor de latas, um garfo e de objetos grandes como um ônibus, um avião e um guindaste.
*********
Aprendemos em áreas diferentes do cérebro a identificar a forma, a cor e o movimento de objetos nos facilitando identificar e diferenciar um cachorro de um leão, uma borboleta de um botão.
*************
A linguagem, como se percebe no que anotamos acima, tem uma distribuição multimodal - enriquecer o cérebro com diversas modalidades de informações é excelente método de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário