domingo, 18 de abril de 2010

Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure

O senhor afirmou que “Já podemos perceber nos dias de hoje, uma procura espontânea por parte dos próprios pacientes, pela interpretação transcendente que o Espiritismo pode oferecer para as causas do seu sofrimento “
Como assim? Além da explicação cientifica o senhor dá explicações espirituais a seus pacientes?
A sua pergunta propõe uma distinção entre uma explicação “científica” e outra “espiritual”. Se considerarmos os conceitos das religiões tradicionais isso seria correto, porém, em se tratando de Doutrina Espírita precisamos fazer uma correção - , ela, em seu corpo doutrinário tem um amplo conteúdo “científico” para a abordagem do nosso sofrimento - por exemplo:
A existência de uma Alma desenvolvida a partir de formas mais primitivas de vida
A imortalidade dessa Alma
A reencarnação
A comunicação com os Espíritos que, portanto podem interferir muito em nossa vida e,
A existência de um “fluido” semi-material que ocasiona uma série de fenômenos transcendentes
É fácil percebermos que a Ciência Médica de hoje nos fornece um gigantesco aparato de tecnologia e um conteúdo extraordinário de conhecimento, reunindo Teorias para a circulação do sangue, para o metabolismo celular, para o funcionamento do cérebro, para as respostas imunológicas, para as contrariedades genéticas, porém, nenhum desses mecanismos esclarecedores das causas das doenças, é capaz de justificar a causa do sofrimento. Porque nasce um filho com anencefalia, porque morre tão jovem um irmão de infarto, porque nos primeiros anos da infância, a meningite prostou em coma um sobrinho?
São nessas circunstâncias que amargam a vida dos meus pacientes, que costumo lhes propor uma visão mais expandida das motivações Divinas para a nossa Dor.


Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure

O senhor sabe de algum caso em que Chico Xavier curou alguém?
Não serei eu a pessoa preparada para lhe dar essa resposta. Até onde sei, o médium Chico Xavier dirigiu seu talento mediúnico para a psicografia e não para a cura. Seguramente era esse o plano de trabalho que a espiritualidade, ou seja, seus mentores, preparam para sua atual existência na Terra - foram produzidos mais de 400 livros. Foi esse o legado extraordinário que Chico nos deixou.
Posso lhe contar que soube da sua presença na casa do meu avô, onde ele fez uma oração pedindo ajuda da espiritualidade. Percebia-se claramente o perfume de rosas que inundou por momentos o ambiente - fenômeno que ocorria pela presença do Espírito Sheila, uma enfermeira alemã, que se manifestava nessas ocasiões.
Pude, também, permanecer, por horas, ao seu lado, enquanto ele atendia uma fila extensa de necessitados. Constatei, como médico que sou, o seu papel de orientador e consolador, atendendo esse “ambulatório popular” - desfilando dor, angústia, sofrimento e esperança - tinha a nítida impressão que ele, Chico Xavier, não estava só, seguramente numerosas equipes de Espíritos deveriam estender sua rede de atendimento e proteção para as pessoas que buscavam no médium uma palavra de consolo - tão difícil, para a maioria dos médicos distribuírem com o carinho que o Chico sabia dar a todos.

Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure

Saberia dizer como a ciência tradicional explica a mediunidade de Chico Xavier?
A Ciência acadêmica ainda não admite a existência da Alma e, portanto, a comunicação dos Espíritos. Ouvi, na sua própria casa, o nosso Chico nos afirmar que será nesse Século que veremos a comprovação científica dessas duas verdades: a Reencarnação e a Comunicação com os mortos.
No Século XIX, Pierre Janet, eminente neurologista, da famosa Escola neurológica de Charcot, estudou a mediunidade e, lhe propôs um mecanismo próprio que denominou de “automatismo psíquico” - ou seja, uma atividade psíquica automática, portanto semiconsciente.
Nos meus artigos os interessados podem ler o que sugeri para as vias neurológicas onde atuariam o médium e o Espírito comunicante.




Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure

Existe alguma explicação que apontaria por exemplo para alguma característica cerebral que Chico teria diferente da maioria das pessoas?
Na década de 1960 o Chico Xavier realizou, em Uberaba, um exame de Eletrencefalografia, onde o neurologista da época relatou leves alterações no lobo temporal. Mesmo que , nos dias de hoje, o examinássemos com a aparelhagem tecnológica de hoje, não teríamos condições, nem conhecimento suficiente para detectar alterações relacionadas com a sua mediunidade


Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure


Que pesquisas cientificas o senhor realiza e quais os resultados?
Estou interessado em expandir os estudos que fiz sobre o “Corpo mental” porque enxergo nesse estudo a possibilidade de comprovarmos uma série de fenômenos que ocorrem, no cérebro e fora dele.
Creio que os artigos que publiquei sobre o tema - corpo mental - podem ajudar a compreender onde quero chegar





Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure


Eventualmente, teríamos algum paciente seu que se curou num tratamento aliando ciência e espiritualidade?
Como já lhe disse, eu não uso a espiritualidade para cura, e sim para esclarecimento, para “iluminação”.
Vale a pena conhecermos médiuns como Sr Tadeu, que tem um Hospital espírita em Araxá - Casa do Caminho - Sugiro também visitarmos D. Isabel Salomão, da Casa de Caminho em Juiz de Fora - extraordinária médium de curas.


Perguntas de uma repórter para Dr. Nubor Orlando Facure


Algo que valha a pena citar sobre Chico Xavier ?
Algumas previsões de Chico Xavier:
Estávamos na época do bebê de proveta e da pílula
Nos disse o Chico:
Quanto à liberdade feminina - o que come o ganso a gansa Tb comerá
Quanto ao bebê de proveta - em 100 anos a criança humana será inteiramente produzida em laboratório. Até agora só a mulher sacrificou a própria vida para gerar a criança humana
Teremos o Apocalipse? - depende do Homem, de sua conduta, do seu comportamento - insistido ele disse - possivelmente sim, porque, não resolvemos a questão da Palestina
A Igreja Católica para sobreviver terá de admitir a Reencarnação e a Comunicação espiritual com os mortos - isso será demonstrado pela Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário