sábado, 24 de abril de 2010

Anotações amenas

Nubor Orlando Facure

As desordens da Atenção

A neurologia descreve quadros muito interessantes - clinicamente pitorescos - nas lesões cerebrais que comprometem a atenção.
1 - Negligência sensorial - ou hemi-intenção - o paciente deixa de perceber a existência de uma metade do seu corpo - pode interpretá-la como pertencente a outra pessoa.
2 - Fenômeno de extinção - com uma agulha picamos o braço do paciente. Ora o direito ora o esquerdo - as sensações são normais - quando picamos os dois braços simultaneamente ele não detecta a picada no lado esquerdo.
3 - Negligência motora - ou hemi-acinesia - um lado do corpo não acompanha a mesma performance motora do outro lado.
4 - Negligência hemi-espacial - pedimos para o paciente desenhar um relógio e uma flor - ele faz o desenho só de uma metade do relógio e da flor


Memória Afetiva

As lesões do lado direito do cérebro comprometem nossa memória emocional. Ouvindo uma historinha neutra, outra com conteúdo emocional forte e uma anedota engraçada, o paciente com lesão no hemisfério direito terá dificuldade de repetir de memória os estados emocionais das três situações que ouviu.
Com frequência nos enganamos

Joseph Priestley (1733-1804) - esse pastor inglês foi o descobridor do Oxigênio - - após a descoberta ele anotou: “ao aspirar este ar me senti leve e descançado. Quem sabe,um dia, ele venha a ser um artigo de luxo. Por enquanto, só eu e dois ratos tivemos o privilégio de respirá-lo”


O Universo e a Mente

Quando olhamos para o firmamento identificamos milhões de astros espetaculares. Os cientistas preferem dizer que, mais do que uma coleção de coisas, o Universo é uma grandiosa interação de eventos e processos - aí atua Deus.
Olhando para o cérebro identificamos as células e uma coleção extraordinária de eventos e processos - aqui atua a Mente.


A mais linda poesia sobre a Vida

“E formou o Senhor o Homem do pó da Terra, e soprou em seus narizes o fôlego da Vida; e o Homem foi feito alma vivente”
Gênesis 11:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário