terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neuropílulas - 9

Nubor orlando Facure

Somos influenciados pela opinião dos outros - até quando escolhemos que roupa usar.
Tomamos atitudes diferentes conforme o contexto onde estamos inseridos - ficamos muito mais valentes atrás da direção de um carro novo.
Escolhemos certos termos e mudamos o tom da voz - quando é para agradar.
Substituímos verdades por mentiras - quando temos de justificar nossos erros.
Culpamos a memória para justificar nossa indelicadeza - quando alguém nos lembra de um compromisso esquecido.
Recusamos ponderações justas, alegamos auto-suficiência em todas escolhas - quase sempre a opinião dos outros não é melhor que a nossa.



Neuropílulas - 10

Nubor Orlando Facure

Ouço a voz agradável de uma criança - aos poucos vou percebendo que é um familiar. De repente, reconheço que é a voz do meu neto caçula.
Essa é uma percepção construtiva, fui recolhendo as informações e compus a imagem final reconhecendo meu neto.
A percepção construtiva bem-sucedida requer inteligência e pensamento para combinar informação sensorial (ouvi uma voz) com o conhecimento obtido a partir da experiência prévia (eu já conhecia a voz do meu neto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário