terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Neuropílulas - 1
Nubor orlando Facure

Quando lemos um texto temos consciência de tudo que está escrito ali, mas, nada percebemos dos vários e complexos procedimentos que o cérebro desempenha para nos permitir ler.
Na leitura estaremos usando áreas visuais que identificam letras e palavras, áreas para dirigir os movimentos oculares que acompanham o texto, áreas de memória que reconhecerão palavras e temas do discurso, posso estar relendo um texto que já conheço ou estudando um tema inédito.
Em conclusão, podemos afirmar que, a maior parte do processo de leitura se desenvolve fora do alcance da nossa consciência.




Neuropílulas - 2
Nubor Orlando Facure

Quando percebo um objeto ou uma pessoa conscientemente, estou mobilizando várias áreas cerebrais: onde está; como está; quem é?; porque; ser animado ou inanimado; estranho ou familiar; hostil ou pacífico. Construo um “conhecimento” sobre o que estou percebendo.
Ao mesmo tempo, nossa atividade inconsciente entra em atividade e, ao invés do “conhecimento”, são mobilizadas as sensações internas de: agradável, desagradável, longe ou perto, com ou sem risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário