domingo, 15 de novembro de 2009

Linguagem - para que serve?

Nubor Orlando Facure


1 - O ser humano tem capacidade de perceber e transformar o percebido em símbolos - esse é um dos fundamentos da linguagem. Ela nos permite prover uma maneira eficiente de representar o nosso conhecimento sobre o mundo. Com ela fazemos nossas previsões, organizamos nossas idéias e criamos nosso sonhos.

2 - “A linguagem é um sistema de símbolos e regras que nos permite a comunicação”

3 - Podemos identificar várias funções para a linguagem: comunicar (não se esqueça do nosso encontro amanhã), pensar (preciso resolver esse problema), registrar informação (já guardei sei telefone), expressar emoção (esse barulho me assusta), fingirmos ser um animal (imitando o miado do nosso gatinho), expressar identidade com um grupo (cantar num coral).

3 - A linguagem se expressa em quatro habilidades principais - ouvir, ler, falar e escrever. O ideal é termos a quatro competências bem desenvolvidas, mas isso, na prática nem sempre ocorre harmonicamente. A diversidade entre as pessoas é muito grande, fica mais evidente quando tentamos aprender uma outra língua. Percebemos facilmente como o nosso Inglês ou Francês é cheio de erros e ouvimos melhor se o interlocutor fala mais devagar e nem sempre conseguimos escrever com a mesma facilidade que falamos.

4 - Um dilema lingüístico importante estuda se o pensamento faz a linguagem ou a linguagem constrói o pensamento. É fácil percebermos que o pensamento que temos sobre as coisas influencia muito fortemente nossa linguagem - os árabes tem mias de 100 nomes para o camelo, com quem convivem à milênios no deserto e os povos filipinos tem 92 nomes diferentes para os diversos tipos de arroz que cultivam. Para alguns autores a categorização e memória das cores são universais não variando com a língua - teríamos, em todas as línguas, onze termos básicos para cores - branco, preto, vermelho, amarelo, azul, verde, marrom, roxo, cor-de rosa, laranja e cinza.

5 - A linguagem escolhe a cor - criação mental indiscutível - e também determina as descrições que fazemos dos outros - o que é um artista para um inglês? - alguém de humor instável, temperamento intenso e estilo de vida boêmio. Essa descrição em nada confere quando pedimos para um chinês descrever o seu artista preferido, por exemplo do circo chinês.

6- As noções de espaço e de tempo são universais,mas, a linguagem para expressar esses conceitos varia muito. Pergunte em Minas Gerais - onde fica a sua casa? - “é logo ali” - e a um inglês - à que horas passa o próximo trem? “ as onze e vinte e três” - pode conferir - a exatidão é impecável.

Um comentário:

  1. Luciana Maciel

    Primeiramente quero lhe dar parabéns pela sua resposta em relação ao tema discutido.Expressou de maneira clara seu ponto de vista a cerca dos fatos e expondo questões que nos levam a refletir sobre o que vem a ser Linguagem.Mas infelizmente deixou a desejar,pois observei erros na ortografia e isso ocasionou falta de coerência nas frases.Mas parabéns mesmo assim.

    ResponderExcluir