sábado, 26 de setembro de 2009

Mantras

Mantras neurológicos
1 - Neurônios que se excitam juntos permanecem juntos.
O mesmo estímulo repetido diversas vezes consolida informações nas sinapses. Recapitular diversas vezes a lição favorece a memorização. De tanto repetir essas palavras a gente não as esquece mais.
2 – Usem ou perca-os
Cada um de nós perde milhares de neurônios por dia. É preciso usar para não perder. Quanto mais usa mais forte fica.
3 – Lei do “tudo ou nada”
Um neurônio quando estimulado pelos seus vizinhos, só despolariza se esses estímulos atingem a voltagem de disparo. O neurônio não se contenta com pouco. É tudo que quer ou nada de resposta. Atingido o limite que exige – na voltagem padrão que ele determina – a resposta vem com tudo.
4 – Fazer o mais com menos
O cérebro organiza a economia. Quando jovem jogamos força fora. O Novato abusa do que tem. Um tenista experimentado faz suas jogadas com o mínimo de cérebro. Ele antecipa até a resposta do adversário para economizar. O jogador novato esgota seu cérebro e mesmo assim só faz um mínimo de pontos.
5 – Uso extra significa córtex extra.
O cego amplia o córtex da audição – escuta mais o que não pode ver. O violinista que trabalha as mãos expande a área motora. O orador a área da fala. O taxista a da orientação espacial. Mais percepção e mais execução acrescentam mais extensão no cérebro. A atividade remodela neurônios.
6 - A sobrevivência primeiro
Toda experiência física produz um efeito psicológico. Todo fenômeno psicológico tem representação cerebral. O que o cérebro comunica ao corpo depende em grande parte do que o corpo comunica ao cérebro. O corpo fornece pistas emocionais para o cérebro: salve primeiro a nossa pele.
7 – A Emoção somos nós em cada célula.
O sistema nervoso se estende por todo o corpo.
8 – A memória prefere espalhar a engavetar.
Não há no cérebro um lugar único e fixo para a memória. As informações espalham-se desmembrando, por exemplo, as características do objeto – cor, forma, movimento, onde está, para que serve – cada aspecto numa área em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário